O que está buscando?

A VIDA EM ISRAEL É TEMA DA MOSTRA DO CINE SESI-SP NO MUNDO

O premiadíssimo A Banda e outros sete filmes, também reconhecidos internacionalmente e em importantes festivais, estarão em cartaz no SESI Ourinhos, entre os dias 1º de maio e 29 de junho. A entrada é gratuita.

 Por: SESI Ourinhos
28/04/201710:55- atualizado às 11:46 em 28/04/2017

Na décima edição do Cine SESI-SP no Mundo, a viagem proposta é para o Oriente Médio, conduzida por oito filmes israelenses premiados, que mostram o cotidiano do único país de maioria judaica no mundo. A reflexão sobre os cenários, referências e costumes desse país, que parece tão distante cultural e geograficamente, pode revelar uma proximidade maior do que se imagina com o Brasil.

O SESI Ourinhos exibirá, entre os dias 1º de maio e 29 de junho, os filmes da mostra A Vida em Israel, realizada em parceria com o Consulado Geral de Israel. A entrada é gratuita!

Com curadoria do SESI-SP, os filmes escolhidos datam da primeira década do século XXI, período que o cinema israelense ganhou maior relevância no mundo, conquistando prêmios em importantes festivais.

 

Sobre o cinema israelense

Israel é um dos poucos países desenvolvidos cuja fundação é posterior à disseminação da arte cinematográfica pelo mundo. Da década de 1950, suas primeiras produções são filmes heroicos e patrióticos, produzidos com incentivo do Estado. O primeiro filme israelense a ter sucesso internacional data de 1964, Sallah Shabati foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Os filmes de 1970 foram os primeiros a trazer questões políticas e históricas, com assuntos como o Holocausto. Em 1980, diretores e atores israelenses começam a aparecer e a língua nacional, hebraica, passa a ser utilizada.

Já nos anos de 1990, os filmes privilegiaram o humano, os tabus e temas da vida cotidiana, arraigados de valores e questões religiosas e sociais. Dispensando a figura maniqueísta de heróis e vilões, os filmes buscaram registrar as minorias e aqueles que estavam à margem e conquistaram maior interesse internacional.

Dessa forma, o cinema israelense passa a receber atenção dos coprodutores internacionais, maior investimento do governo e as TVs locais começaram a participar da produção cinematográfica.

Nos anos 2000, o que mudou foi a forma do audiovisual abarcar os conflitos que permeiam a vida cotidiana. Os filmes mantiveram a característica de retratar a realidade do país, mas de maneira não panfletária, sem assumir lados e opiniões e sem fugir dos temas polêmicos, mas deixando-os nas entrelinhas, para conclusão e reflexão do público.

O resultado do trabalho autoral dos anos 1990 e o desenvolvimento técnico que conferiram melhor qualidade à produção cinematográfica israelense nos anos 2000 é o que chega ao público da mostra: produções premiadas internacionalmente, com diversidade de temas e maturidade artística.

 

Programação SESI Ourinhos

Cine SESI-SP no Mundo: A Vida em Israel

A Banda

1 de maio, segunda, às 11h

As Aparências Enganam

11 de maio, quinta, às 19h30

A Enchente

18 de maio, quinta, às 19h30

Aviva, Meu Amor

25 de maio, quinta, às 19h30

Dias Congelados

1º de junho, quinta, às 19h30

As Medusas

8 de junho, quinta, às 19h

A Missão do Gerente de Recursos Humanos

22 de junho, quinta, às 19h30

Delicada Relação

29 de junho, quinta, 19h30

 

A programação completa irá percorrer 38 unidades do SESI-SP em todo Estado, além da Unidade Móvel de Artes e Cultura e o Centro Cultural Fiesp, e pode ser conferida em http://www.sesisp.org.br/cultura/cine-sesi-sp-no-mundo-a-vida-em-israel.htm.

A enchente

SERVIÇO

Mostra Cine SESI-SP no Mundo: A Vida em Israel

Local: SESI Ourinhos – Rua Professora Maria José Ferreira, 100, Bairro das Crianças.

Datas: de 1º maio a 29 de junho

Capacidade: 60 lugares

Informações: (14) 3302-3535

Entrada gratuita – Os ingressos podem ser retirados no SESI Ourinhos.  As reservas para grupos podem ser feitas através do telefone ou e-mail: cacourinhos@sesisp.org.

Leia também