O que está buscando?

Equipes de Robótica das Escolas SESI da região são destaques em prêmios Nacionais, Santa Cruz do Rio Pardo garante vaga em mundial nos EUA

Equipe de Ourinhos vence prêmio entre 100 equipes do país e pela primeira vez, Sta. Cruz vence prêmio Nacional e garante vaga internacional

 Por: SESI
04/03/202413:59- atualizado às 11:23 em 05/03/2024

A equipe Pardoboots, da Escola SESI de Santa Cruz do Rio Pardo-SP conquistou o 2º Lugar na FIRST LEGO League (FLL) na categoria Champion’s Award e garantiu uma vaga na competição mundial que será em Houston, EUA no mês de abril.

Foi a primeira vez que a equipe conseguiu vaga na competição Nacional e com muita dedicação, conquistou o primeiro prêmio da Equipe e da Escola, como também será a primeira participação em uma competição internacional.

A Pardoboots é formada pelos alunos: Maria Olivia Morais Andrade, Heloisa Andrade de Camargo Costa, Eloisa Pionti da Silva, Eveli Natalia Torres Rodrigues, Nicole Rafaela Carvalho Silva, João Pedro Marcolino, Otávio Andrade Peixoto, Ana Carolina Basilio de Lima, a jovem mentora e Mônica Marques dos Santos, Orientadora de Educação Digital SESI.

“Compartilho com meus alunos todas as descobertas e experiências que tive um dia como aluna. Busco sempre ser para eles a técnica que um dia eu tive. Meu sonho era que eles pudessem vivenciar aquilo que eu vivi, que a vida deles também pudessem ser transformadas. Eu me sinto extremamente orgulhosa do trabalho que as crianças desenvolveram, com apoio da rede escolar. O resultado foi obtido através de muito treino, dedicação e resiliência.” Contou Mônica, que já foi aluna SESI e participante do time de robótica, e hoje, é funcionária SESI.

A Equipe de Robótica da Escola SESI de Ourinhos, Robotics School com os alunos: Giovana Gomes Polonio, Samuel Spagolla Iamaguti da Silva, Davi Carvalho Marques, Gabriela Oliveira de Souza, Guilherme Rafael Tintore da Silva Alves, Maria Eduarda Gomes de Moraes, Talles Leandro Pedroso de Oliveira, Giovanna Medeiros Medrado Ferreira e o Orientador de Educação Digital SESI, Luiz Felipe Carvalho, venceu em 1º Lugar a categoria do Desafio do Robô e ficou como suplente na categoria FIRST Lego League Challenge (FLL) para uma possível vaga no mundial.

“A Robótica está presente desde 2009 na Rede SESI SP. Como parte do componente curricular desde o 1º Ano do Ensino Fundamental, buscando sempre desenvolver habilidades, além de promover a integração entre conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Aqui na Escola SESI de Ourinhos sempre foi motivo de descobertas de grandes talentos e resultados. O destaque da equipe de Santa Cruz do Rio Pardo foi merecido pela dedicação e perseverança dos alunos. E o mais importante, aprendendo valores como cooperação, trabalho em equipe e respeito que levarão por toda vida profissional e pessoal. Temos muito orgulho em ver ambos os times das Escolas SESI da região com essa união que só trouxe bons resultados para todos!” destacou a Diretora do Centro de Atividades SESI Ourinhos Luciana Ventola.

Sobre a competição

O evento é realizado anualmente pelo Departamento Nacional do Sesi e este ano ocorreu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Participaram mais de dois mil estudantes de 9 a 19 anos, de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas de todo o país. As equipes do Sesi-SP venceram todas as categorias que disputaram.

Na modalidade FIRST LEGO League (FLL), estudantes de 9 a 16 anos precisam construir robôs de LEGO com um projeto inovador, que busque soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os projetos devem ser compostos pelos conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

 

 

Leia também