O que está buscando?

Nutrição Funcional e benefícios

Conheça mais sobre esta ciência que é parte do trabalho desenvolvido pela Nutricionista no SESI Ourinhos

 Por: SESI Ourinhos
17/09/201816:20- atualizado às 16:31 em 17/09/2018

O SESI Ourinhos iniciou no mês de setembro um novo serviço em seu portfólio voltado para a saúde.

A Nutricionista Funcional e Fitoterapeuta Fernanda Tavares, que atua neste trabalho na unidade, preparou algumas perguntas e respostas que detalham um pouco mais sobre esta ciência, bem como os benefícios do diferencial neste trabalho com os pacientes:

 

O QUE É NUTRIÇÃO FUNCIONAL?

Todo ser humano é único e não são só as impressões digitais que comprovam: nosso organismo é formado por trilhões de células, que de acordo com as características genéticas de cada um, tem necessidades específicas e diferentes de nutrientes.

E na falta de algum nutriente, podem aparecer alguns sintomas (Ex.: dor de cabeça, cansaço, tristeza, etc.) e até mesmo algumas doenças.

Através da Nutrição Funcional, é possível identificar esses sintomas e características individuais de cada pessoa e relacioná-las a situações de carência ou excesso de nutrientes.

Essa identificação é feita com base em estudos e estratégias modernas, que permitem uma profunda análise bioquímica e metabólica.

Com isso, o nutricionista funcional consegue identificar quais são os alimentos que funcionam para cada um e os que podem trazer prejuízos à saúde, pois o que é saudável para muitos pode não ser para outros.

Com essas informações o nutricionista funcional elabora um plano alimentar exclusivo, que vai auxiliar o organismo de seu cliente a funcionar adequadamente, aumentando a saúde e o bem-estar de forma geral.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A NUTRIÇÃO FUNCIONAL E A NUTRIÇÃO TRADICIONAL?

A Nutrição tradicional se preocupa com a saúde coletiva, buscando o estabelecimento de recomendações, as quais, se seguidas por um grupo de indivíduos, melhorarão o estado de saúde deste grupo como um todo. O modelo de conhecimento adotado geralmente fraciona o ser humano, desconsiderando a inseparabilidade entre as partes e a totalidade do ser. Diferentemente de todo estudo individual proposto pela Nutrição Funcional.

 

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA NUTRIÇÃO FUNCIONAL?

Em vez de limitar-se à prescrição de dietas com os alimentos tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença à outra), a Nutrição Funcional investiga os sintomas e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes.

Podendo assim corrigir os desequilíbrios nutricionais que sobrecarregam o sistema imunológico desencadeando “processos alérgicos”, os quais acabam por provocar doenças crônicas como:

  • obesidade;
  • depressão e síndrome do pânico;
  • fibromialgia;
  • artrite;
  • osteoporose;
  • diabetes,
  • hiperatividade infantil, entre outras.

 

O Atendimento Clínico Nutricional já está disponível no SESI Ourinhos, saiba mais e agende uma consulta:

Secretaria SESI Ourinhos (14) 3302 3500

 

Leia também