O que está buscando?

2ª Parte – Eixo Integrador: Conhecimentos matemáticos aplicados e iniciativas de desenvolvimento social

Alunos aprendem além de pesquisas estatísticas, formas geométricas como também a calcular custos de cestas básicas e analises de tabelas. Cada aula é desvendado novos saberes matemáticos, complementados à lição de cidadania.

 Por: SESI Ourinhos
19/09/201710:19- atualizado às 17:05 em 19/09/2017

O Eixo Integrador é uma estratégia articulada com o Referencial e ao Material Didático do Sistema SESI-SP de Ensino, que utiliza uma ou mais áreas de conhecimento, as quais os estudantes têm a oportunidade de conhecer, integrar e aplicar conteúdos e experiências numa perspectiva de diálogo e interação para a solução de desafios. 

Na sequência de informações detalhando sobre esta metodologia de ensino, exemplificamos hoje o tema trabalhado na Matemática.

A matemática é um componente curricular de uma área de conhecimento própria, tendo como ponto de partida a resolução de problemas, por meio de seus objetos de estudo, como os números, as formas e as relações, e ferramentas como tabelas e gráficos.

Partindo então de pesquisas estatísticas, analisando dados do IBGE e de campo, os alunos chegaram a várias estratégias de solução, entre as estratégias escolhidas, os estudantes buscaram parcerias com a Assistência Social do CRAS 3 e Secretária do Meio Ambiente do Município de Ourinhos. Por meio dessas parcerias, foi possível chegar até as famílias com condições de vulnerabilidade financeira e social.

No SESI de Ourinhos, os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental foram desafiados a partir do tema: “Dizem que o apressado come cru, mas come”!

Transformando seus quintais vazios em hortas, com a produção de parte de seu próprio alimento, e futuramente empreender para o orçamento familiar com a venda dos alimentos produzidos.

Para isso, os estudantes utilizaram das formas geométricas e unidades de medidas para instrução das famílias, além do cuidado e manutenção do plantio.

Na divulgação do projeto, os estudantes se mobilizaram e montaram na Praça Mello Peixoto, durante um evento da cidade, cartazes explicativos e seus canteiros de hortaliças.

Os visitantes do evento escutaram um pouco sobre a proposta do Eixo integrador, as ações dos estudantes e além, puderam ajudar plantando uma muda de hortaliça.

O eixo integrador de matemática, evidência o contato da disciplina com a realidade mobilizando os estudantes.

Além das pesquisas estatísticas e formas geométricas os estudantes puderam também calcular custos de cestas básicas, analises de tabelas e a cada aula é desvendado novos saberes matemáticos, complementados à lição de cidadania e desenvolvimento social.

Leia também