O que está buscando?

Apresentações Eixo Integrador SESI Santa Cruz do Rio Pardo

Mais de 700 visitantes passaram pela Escola SESI de Santa Cruz do Rio Pardo para prestigiar os projetos desenvolvidos pelos alunos em 2018

 Por: SESI Ourinhos
27/12/201814:47- atualizado às 16:57 em 27/12/2018

A escola SESI "Hercílio Lorenzetti" de Santa Cruz do Rio Pardo, apresentou no dia 1º de Dezembro a finalização dos projetos construídos durante o ano de 2018: Período da manhã, os produtos finais dos Eixos Integradores (alunos do 6º ao 3º EM) e no período da tarde os Projetos Didáticos (alunos do 1º ao 5º ano).

Foram 375 alunos participantes e cerca de 700 visitantes entre pais, amigos e convidados.

Os temas são trabalhados dentro das disciplinas aplicadas durante o ano, e ao final os alunos desenvolvem projetos que vão muito além das propostas pedagógicas.

Entre eles, dois Projetos se destacaram na visitação, sendo:

 

"Legal para você, ideal para todos!"

Eixo Integrador de Matemática

             Os alunos do 1º ano do Ensino Médio confeccionaram 2 jogos para deficientes/pessoas com dificuldades de aprendizagem, onde 1 jogo foi doado para a APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcionais) da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo. Os alunos também realizaram uma campanha de arrecadação de lacres. Nessa campanha foram arrecadadas 61 garrafas pet de 2L, contendo lacres, a doação também foi feita para a APAE. Posteriormente a entidade trocará por uma cadeira de rodas. Nesse projeto um colaborador da escola - Paulo Sérgio de Souza (vigilante) pintou um quadro e doou para a APAE para ser rifado no intuito de arrecadar fundos para a instituição. Para finalizar os alunos montaram uma maquete eletrônica de um protótipo de vaga de estacionamento com sensor que apita quando detecta algum corpo próximo do veículo.

 

"Midias.com"

Eixo Integrador de Linguagens - Professora Angélica 

            Os alunos pesquisaram sobre diversos tipos de mídias, conceitos, assistiram filmes sobre o tema e realizaram atividades interdisciplinares, como filosofia e sociologia, sobre as questões éticas presentes nessas mídias. Dentro dos diversos veículos, os alunos optaram por trabalhar com a rádio, especificamente a rádio escolar, trazendo seu papel social e pedagógico. Entrevistaram um radialista da cidade (José Eduardo Piedade Catalano - 50 anos de experiência em rádio), visitaram uma exposição sobre a história da rádio em Santa Cruz do Rio Pardo, criaram um Podcast, apresentaram uma rádio novela em sala de aula e no dia das apresentações dos produtos finais realizaram uma exposição de rádios e meios de comunicação antigos.

 

Foram 28 apresentações no total, com a participação da Fanfarra formada por alunos e muitas integrações com o público presente.

 

Sobre O Eixo Integrador:

É uma estratégia articulada com o Referencial e o Material Didático do Sistema SESI-SP de Ensino, que utiliza uma ou mais áreas de conhecimento, as quais os estudantes têm a oportunidade de conhecer, integrar e aplicar conteúdos e experiências numa perspectiva de diálogo e interação para a solução de desafios. 

 

Leia também