O que está buscando?

SESI Ourinhos recebe exposição Traço e Música

Público poderá conferir a partir do dia 20 de junho o trabalho do desenhista Eduardo Bajzek. A entrada é gratuita.

 Por: SESI Ourinhos
13/06/201709:59- atualizado às 17:43 em 30/06/2017

Desenhos de Eduardo Bajzek sobre o universo de músicos que tocam nas ruas, bares e casas de pocket show estão em exposição no SESI Ourinhos desde o dia 20 de junho. A mostra Traço e Música faz parte do projeto Exposições Itinerantes do SESI-SP e fica em cartaz até o dia 23 de julho. A entrada é gratuita, com visitação de terça a sexta, das 12h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h.

Eduardo Bajzek aderiu ao movimento dos Urban Sketchers, uma comunidade que reúne pessoas interessadas em produzir e compartilhar seus desenhos urbanos pela internet. Não deixa de ser um resgate ao passado quando os artistas buscavam retratar, ao ar livre, seu mundo físico. Hoje, os propósitos são semelhantes e ainda implicam em uma observação mais profunda da cidade e seus arredores, uma forma de compreender e interagir com o meio urbano.

Dentro deste cenário, surgiram diversos grupos com temas específicos como, por exemplo, os que retratam bandas tocando ao vivo, especialmente jazz. A ligação entre músicos e desenhistas é estreita, ambos estão criando sua arte em tempo real, cada qual com seu meio de expressão. Assim, lápis, canetas e aquarelas seguem o ritmo impresso por cada performance. Além da interação dos artistas entre si, e com os conjuntos, é quase inevitável a participação dos demais frequentadores.

 

Traço e Música

O artista
O desenho orientou as escolhas profissionais de Eduardo Bajzek (1975), desde o ingresso na faculdade de Arquitetura até a sua especialização em ilustração. Em 2005, foi premiado pela American Society of Architectural Illustrators, um incentivo para que ele continuasse a produzir milhares de obras para escritórios de arquitetura e para o mercado imobiliário no Brasil e no exterior. Em 2009, descortinando um amplo horizonte em sua vida, saiu às ruas de São Paulo e redescobriu sua cidade natal através do desenho. Tornou-se correspondente internacional do grupo Urban Sketchers, fundando com amigos a versão oficial brasileira deste. Eduardo é ilustrador, desenhista e ministra cursos na sua área de atuação.

Leia também